Seguidores

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estações de tratamento não retiram agrotóxicos da água

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou resultado de uma pesquisa (em 2007)  para avaliar o teor de contaminação por agrotóxicos em mananciais de água e estações de tratamento de água. Um dos coordenadores da pesquisa, o toxicologista Jefferson José Oliveira da Silva, disse à folha de dourados que em todas as amostras coletadas nos oito estados do país, foram encontradas substancias provenientes de agrotóxicos. Dourados foi uma das cidades onde foram coletadas amostras para a pesquisa de laboratório.

Segundo Jefferson, o objetivo da pesquisa era justamente detectar o grau de presença de agrotóxico na água potável de regiões “altamente agrícolas”, portanto, com grande utilização de agrotóxicos. Além disso, informou, a pesquisa deverá “subsidiar mudanças na portaria da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que determina o controle de qualidade da água quanto à presença dessas substâncias”.

De acordo com o pesquisador em todos os estados pesquisados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), a água coletada estava contaminada mesmo “depois de terem passado por todo processo de tratamento das estações” das empresas de saneamento.

Um dos fatores mais preocupantes do resultado da pesquisa é justamente a constatação de que nenhuma empresa de saneamento do país (incluindo a Sanesul), possui mecanismo para filtrar essas substancias tóxicas, que acabam nas residências da população, para o consumo; uma vez que maior parte da água consumida em Dourados é retirada do rio Dourados, cujas margens são ladeadas por plantações e para onde levam as chuvas os resíduos dos venenos lançados nas lavouras.

Segundo Jefferson, há uma grande diversidade de agrotóxicos utilizados no país, (“os agrotóxicos constituem um grupo de mais de 200 substâncias diferentes”), o que torna “inviável economicamente fazer a análise laboratorial. “A solução seria que cada região, de acordo com sua vocação agrícola e, portanto, com os agrotóxicos que costumam ser usados, analisasse um grupo específico de substâncias”, recomenda Jefferson.

Jefferson minimiza afirmando que “a quantidade de agrotóxico detectada está dentro de níveis aceitáveis, porque a luz do conhecimento atual não existe confirmação de que essas substâncias trazem algum problema de saúde nesses níveis de contaminação”, muito embora não arrisque afirmar que não haja risco para a saúde humana.

Segundo o relatório, os níveis de agrotóxicos encontrados na água após o tratamento, para o consumo humano, foram, na grande maioria das vezes, inferiores aos limites máximos hoje tolerados por organismos internacionais. “Mas, uma vez que os métodos de tratamento não eliminam os agrotóxicos, os níveis dessas substâncias na água podem aumentar ou diminuir de acordo com variáveis ambientais e econômicas. Por isso, é necessário um monitoramento contínuo da água”, alerta Jefferson Silva. “Nosso relatório técnico vai subsidiar a Funasa para mudanças na legislação”, adianta Jefferson.

Para o Iagro, órgão do Governo do Estado responsável pela fiscalização da utilização de agrotóxicos nas lavouras, é impossível saber exatamente quanto de veneno é jogado nas lavouras. Dalmo Henrique Franco da Silva, engenheiro agrônomo e fiscal do Iagro, disse que este controle só será feito a partir do ano que vem, quando estará operando um sistema de computador que fará o controle a partir das casas de revenda.

Segundo estimativa da secretaria Municipal de Agricultura Familiar cerca de 200 toneladas de embalagens vazias de agrotóxico são recolhidas todos os anos na Central de Recolhimento, o que deve corresponder a pelo menos um milhão e meio de litros de agrotóxicos jogados nas lavouras da região, todos os anos. Boa parte desse veneno deságua no rio Dourados e chega ás residências.

Fonte: http://www.folhadedourados.com.br/view.php?cod=2860


Para aprofundar:

Pesquisa diz que água tem agrotóxico
http://muralvirtual-educaoambiental.blogspot.com.br/2012/05/pesquisa-diz-que-agua-tem-agrotoxico.html?spref=fb


QUE ÁGUA ESTAMOS BEBENDO?
Até 13 metais pesados, 13 solventes, 22 agrotóxicos e 6 desinfetantes na água que você bebe
http://muralvirtual-educaoambiental.blogspot.com.br/2011/12/que-agua-estamos-bebendo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário