Seguidores

terça-feira, 16 de julho de 2013

Itália proíbe milho geneticamente modificado



ROMA, ITA (ANSA) - A ministra italiana para as Políticas Agrícolas e Alimentares, Nunzia De Girolamo assinou, junto com os ministros da Saúde, Beatrice Lorenzin, e do Meio Ambiente, Andrea Orlando, o decreto que veta de forma exclusiva a cultivação do milho geneticamente modificado MON810 em território italiano.

O impacto negativo que este tipo de plantação pode ter na biodiversidade do país justifica a medida.

"[A proibição de cultivar este tipo de milho] é motivado pela preocupação cada vez maior de um estudo do Conselho para a pesquisa e a experimentação na agricultura, realizada pelo Instituto Superior para a Proteção e a Pesquisa Ambiental, que mostra o impacto negativo sobre a biodiversidade, não excluindo riscos sobre organismos aquáticos, já evidenciados pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar apresentado em dezembro de 2011", informou a ministra.

"É um procedimento que protege nossa especificidade, que protege a Itália da homologação. A nossa agricultura se baseia na biodiversidade, na qualidade e é sobre estas [bases] que devemos continuar apontando, sem aventuras que também do ponto de vista econômico não nos veriam competitivos", destaca ela.

"O decreto de hoje é apenas o primeiro elemento, o mais urgente, de uma série de outras iniciativas, com as quais definiremos uma nova legislação em matéria de cultivação de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) em nosso país", disse Girolamo.

FONTE: http://www.oreporter.com/Italia-proibe-milho-geneticamente-modificado,10430498970.htm



Veja também:

Monsanto desiste de transgênicos na União Europeia

União Europeia financiará estudos de longo prazo sobre milho da Monsanto

Enquanto isso no Brasil:

FIM DA ROTULAGEM DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS: DIGA NÃO

MAIS SOBRE O TEMA ACESSE:

http://muralvirtual-educaoambiental.blogspot.com.br/search/label/Transg%C3%AAnicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário