Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Veneno esta na mesa - Filme de Silvio Tendler



Sinopse
O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública.

O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.









Veja também: O veneno nosso de cada dia de Marie Monique.

2 comentários:

  1. O agrotóxico, antes usado somente no agronegócio, hoje o é também na agricultura familiar. Infelizmente! O uso massivo gera grandes lucros para os fabricantes e, por outro lado, conta com a cumplicidade de outros setores e até dos consumidores em face de os produtos orgânicos serem mais caros. O barato que sai caro. No médio e longo prazo, sabe-se que consumidores de produtos à base de agrotóxicos vão acarretar despesas vultuosas para o erário em virtude de problemas sérios na área da saúde. É preciso que tal tema - sério e de grande relevância - venha a ser discutido pela sociedade, com a necessária atenção e vontade de decidir. É a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. NL Fiqueiredo, você tem toda razão em seu comentário.
    Na verdade a indústria química voltada para a agricultura teve e tem todo apoio oficial do estado enquanto que a agricultura orgânica é marginalizada - tanto no que diz respeito a incentivos ao produtor como em termo de recursos para pesquisa e desenvolvimento.

    Por isto é muito importante colocar a sociedade no debate - desta forma os governantes serão pressionados a tomar decisões que favoreçam o meio ambiente e o consumidor.

    Vejamos o que esta acontecendo em Lucas do Rio Verde - qualquer pessoa fica indignado com isto e toda justificativa que tenta dar base a este sistema é irracional.
    http://muralvirtual-educaoambiental.blogspot.com/2011/12/pesquisadora-que-descobriu-veneno-no.html

    Este filme do Silvio Tendler tem o mérito de aproximar da sociedade esta discussão.

    ResponderExcluir