Seguidores

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Receita caseira ajuda a eliminar as aranhas domésticas

Em determinadas épocas do ano, as aranhas invadem as casas e se tornam um verdadeiro incômodo para toda família. Como depende do clima da região, é comum aparecer nas cidades às espécies armadeira (mais comuns na região Sudeste, normalmente no período entre abril e maio), viúva negra (mais encontradas no litoral nordestino) e a aranha marrom (muito frequente na região Sul do país).


 

Elimine as aranhas com cuidados simples de limpeza e uma receita caseira

As aranhas caranguejeiras e as tarântulas, apesar de muito comuns, não causam envenenamento. As que fazem teia áreas geométricas, muitas encontradas dentro das casas, também não oferecem grandes riscos para a saúde. De todo modo, inofensivas ou não, não há quem queira conviver com estas espécies dentro de casa. Mas tomando alguns cuidados simples e até preparando uma receitinha caseira, é possível eliminá-las do seu lar sem grandes esforços.
Confira algumas dicas:

- Mantenha sempre jardins e quintais limpos. Evite o acúmulo de entulho, folhas secas ou qualquer objeto que possa servir de morada para a aranha;

- Evite folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) perto de paredes. Lembre-se também de sempre manter a grama aparada e nunca permitir que terrenos vizinhos (quando baldios) contenham lixo e etc;

- Vede frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de aranhas pela residência;

- Em lugares muito arborizados, feche as portas e janelas ao entardecer;

- Observar a presença de aranhas em objetos e móveis que tenham sido guardados por períodos prolongados em ambientes escuros.

Uma dica interessante para controlar e afastar estas aranhas que vivem em casa é preparar uma solução com cravo da índia, cânfora e álcool e usá-la para limpar as paredes toda semana.

Receita caseira

Basta adicionar 5 pedras de cânfora, e 30 cravos da Índia e deixar repousar por 7 dias até que o cravo solte seu óleo. Pulverize nos locais afetados, paredes, portais atrás de portas e onde haja teias de aranhas. A solução é milagrosa e promete fazer com que elas não aparecerão mais.

47 comentários:

  1. as pedras de cânfora e os cravos são misturados com o que? Agua ou alcool?

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, com álcool. Deixar em repouso por 07 dias e depois usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a quantidade de álcool para essas quantidades de cânfora e cravo da índia? Um litro?

      Excluir
    2. Desculpe não ter assinado a pergunta acima. Não estou acostumada a escrever em blogs e achei que meu nome apareceria como o de vocês.

      Deixo aqui a minha assinatura: Martha

      Excluir
  3. Bom dia

    Gostaria de uma informação. Não sei onde procurar e como fazer para solucionar.
    A minha avó mora em uma chácara onde há muitas plantas e mata fechada ao lado. Recentemente (1 ano mais ou menos) a chácara está sendo tomada pelas Aranhas de jardim. Há uma grande infestação de aranha em todo o local, matamos colocando fogo / inseticidas de supermercado / chinelada / etc. Mas sabemos que não é a melhor forma, até mesmo porque até agora não resolveu nada. Assim gostaria de uma sugestão de como devemos proceder diante ao fato, ou algum contato para que possamos nos informar melhor.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste caso seria melhor usar um predador natural , por exemplo as galinhas adoram comer esses aracnidios , com certeza as aranhas iriam fugir delas

      Excluir
    2. neste caso você deveria usar um predador natural como as galinhas , elas adoram comer esses aracnidios , com certeza as aranhas fugiriam delas

      Excluir
    3. neste caso seria melhor usar um predador natural , por exemplo as galinhas adoram comer esses aracnidios , com certeza as aranhas iriam fugir delas

      Excluir
    4. Ganso come aranhas e outras peçonhas, inclusive cobras. Ideal para chácaras!

      Excluir
  4. Adicione naftalina à mistura! http://inovabrasil.blogspot.com.br/2007/03/fim-da-picada-da-aranha-marrom.html

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Tenho gatas em casa, essa receita poderá fazer mal para elas?
    Existem poucas aranhas, mas ouvi dizer que aqui no meu condomínio, em Brasília, também tem a aranha marrom, funciona também?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, se existem poucas aranhas talvez não tenha necessidade de utilizar e em relação a aranha marrom não tenho informação.

      Em relação as gatas - os ingredientes que são utilizados são naturais e não é para fazer mal.

      O que poderá acontecer, das gatas, não gostar do aroma e você poderá observar se isso poderá acontecer ou não.


      Excluir
    2. Funciona para aranha marron tambem?

      Excluir
  6. Oi joao aqui e o leonardo na minha casa aparece bastante aranhas de varios tipos marron umas enormes por mais que deixe a casa limpa ai que elas aparece eu tenho um filho de cinco anos o que eu fasso esses engredientes faz mal para as crianca obrigado

    ResponderExcluir
  7. Caro Leonardo!

    Para quem tem crianças, deve tomar muito cuidado em relação a inseticida que normalmente se utiliza em casa, para controlar baratas, pernilongos, etc.

    Veja esse vídeo:

    http://muralvirtual-educaoambiental.blogspot.com.br/2013/10/pesticidas-e-doencas-hematologicas-e.html

    Em relação a receita, que esta acima, são ingredientes naturais que age como repelentes e não tem a ação tóxicas.

    O risco é se a criança tiver alguma alergia a cânfora ou ao cravo. Pergunte na farmácia onde vende a cânfora ou ao pediatra. Não tenho, informação segura para te passar,

    ResponderExcluir
  8. Essa receita funciona tambem para "aranha marrom"? qual o tipo de alcool se deve usar (o de cereal ou o comum)?

    ResponderExcluir
  9. Carla, pode ser usado o álcool comum. Também é recomendado para aranha marrom.

    ResponderExcluir
  10. Agradeço a dica e nada melhor que combater sem poluir e prejudicar ainda mais a natureza. Uma dica sobre os produtos o cravo encontra-se em mercearias e supermercados. Já a cânfora é fácil encontrar em farmácias de manipulação.

    ResponderExcluir
  11. João da Mata, meu nome é Néia e gostaria de saber se posso pulverizar esta solução no pomar, pois os pés de tangerina, limão e laranja estão cheios de teias de aranha. Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Néia essa receita funciona, como repelente. No caso do pomar, poder ser que seja ataca de ácaro. Você precisa de alguém para dar uma olhada e ver o produto mais adequado.

      Excluir
  12. Gostaria de saber se tem um recipiente adequado para preparar essa solução?

    ResponderExcluir
  13. Funciona com aranha triangular?

    Obrigado. Me chamo Peter.

    ResponderExcluir
  14. Haroldo fulgencio 30 03 2014 07:05 estou morando numa casa que no fundo desta e um brejo.todos os dias eu mato em media de cinco a seis aranhas armadeiras, nao sei oque faço? Eu estou muito preucupado,pois sei que esta aranha e venenosa. oque devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haroldo, realmente é preocupante. Experimente a receita acima e as recomendações e veja a possibilidade de colocar, tela nas janelas e vedar as portas.

      Excluir
  15. Boa tarde João da mata.
    Bom gostaria de saber se essa solução elimina tbm as aranhas armadeiras, pois me mudei a pouco menos de um mês, a casa é pequena mais as aranhas são enormessss , são grandes msm e tenho um bebe em casa e por isso meu medo é maior... aranha armadeira é muito perigosa??? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol e Milton experimente a receita acima e as recomendações e veja a possibilidade de colocar, tela nas janelas e vedar as portas.

      Excluir
  16. Obrigado pela dica vou fazer aqui em casa pq essa época tem muito delas e eu tenho cachorro e fico com medo delas picarem eles e morrerem.

    ResponderExcluir
  17. quanto tempo dura esse "repelente"/????

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela dica vou experimentar moro em um lugar que tem muitas aranhas armadeiras. Esses dias tinha uma subindo o mosquiteiro do berço da minha filha, eu tenho pavor. Obrigadaaa. Roberta.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se posso jogar na grama,pois tenho medo que possa matar a grama tbm.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!

      Jogar na grama, não terá eficácia porque o produto se degrada rapidamente. Melhor utilizar, no interior.

      Excluir
  20. Não sei se fiz errado ou se aconteceu com alguém, mas essa solução manchou a parede e não espantou as aranhas!
    O cheiro de cravo e cânfora está presente, mas elas parecem não se importar com isso!

    ResponderExcluir
  21. Meus elétricos doméstico como liquidificar, batedeira, sanduicheira estão com ninhos de aranhas por dentro, percebi primeiro no liquidificar fiquei com tanto nojo que joguei fora no mesmo dia e limpei os outros com álcool só que no dia seguinte percebi novamente pequenos pontinhos brancos andando nos meus outros eletros domésticos e fiquei sem saber o que fazer. O que eu faço como posso acabar com todos esses ninhos dentro das minhas coisas ?

    ResponderExcluir
  22. Percebi que alguma aranha fez ninho no meu liquidificar e batedeira e lancheira como posso mata-la sem danificar meus eletro domésticos? percebo que fica umas bem pequenininhas andando eu limpo diariamente por causa do pó.

    ResponderExcluir
  23. Olá para fazer esta solução poderei usar óleo de cravos da india

    ResponderExcluir
  24. Já fiz essa mistura e não deu certo, coloquei umas 30 bolinhas de cânfora 1 saco pequeno de cravo e deixei os 7 dias de molho, borrifei nas paredes e elas n somem.

    ResponderExcluir
  25. Estou na maior expectativa, fiz todos procedimentos 30 cravos, 5 pedrinhas de canfora, mas quando chegou n fermento, fiquei na dúvida, porque a embalagem tem 10 gramas e mandam por 1 grama, como vou medir isso, ou é para por 10gramas e foi erro de digitação, mandando por 1 grama! Podem responder esclarecendo isso!

    ResponderExcluir