Seguidores

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Venenos na Lavoura - Série especial TV Gazeta



A segunda série especial da reportagem - Veneno na Lavoura comenta a pesquisa realizada  pelo Instituto Nacional do Câncer - INCA, que revela que exposição a produtos químicos e a falta de equipamentos de segurança adequados esta entre os causadores de mais de 19 tipos de câncer e entre eles os de  pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga e diversas leucemias.

A reportagem também mostra a desinformação  e a falta de preparo do homem do campo que não usam equipamentos de segurança e coloca em risco a sua vida.

Veja a reportagem completa acessando o link abaixo


A terceira série da reportagem abrange os riscos á  saúde  que vai desde pequenas alterações sensoriais e /ou psiquiatras,  a impotência, separação familiar, problemas na gravidez, alterações cromossômicas nos recém nascidos etc.
De 170 crianças que são atendidas na APAE  de Muniz Freire - ES, cerca de 80% são filhos ou filhas de trabalhadores rurais.

Veja a reportagem no link abaixo:



A primeira série da reportagem mostra a facilidade em comprar agrotóxicos sem documentos, veja:



Como podemos notar que uma das ênfases da reportagem é que os trabalhadores não usam o EPIs - mas, os EPIs, protegem totalmente o trabalhador?



Vamos ver o que dizem alguns especialistas...

Os EPIs por mais eficientes que sejam, podem reduz a exposição do trabalhador ao produto químico, mas não elimina totalmente a exposição ao agente químico e pesquisadores já alertam “na maioria das vezes, parece que os EPIs agrícolas não conseguem evitar a contaminação, o acidente ou a lesão” (VEIGA et al., 2007. p.9).

Discutiu-se ainda a possibilidade dos EPIs apresentarem lacunas funcionais no projeto (VEIGA, 2007), no que diz respeito a sua permeabilidade, conforto térmico, máscaras e protetores faciais que embaçam com a respiração e outros acessórios que não foram projetados para uso integrado e que nos casos analisados além de não neutralizar a insalubridade aumentam a probabilidade de contaminação dos trabalhadores em algumas atividades.

Corraborando o foi colocado por (Veiga, 2007) o médico do trabalho e doutor em toxicologia Wanderlei Pignati em entrevista ao Portal Viomundo (AZENHA, 2011) coloca:

O uso seguro do agrotóxico é altamente questionável. Pode ser seguro para o trabalhador, isso se ele usar todos os EPI. Mesmo assim, tem toda uma questão da eficiência e eficácia desses EPI. Sou também médico do trabalho e a gente vê isso. A eficiência e eficácia do EPI é de 90%, se [os trabalhadores] usarem máscara com o filtro químico adequado. E o resto do vestimento? Agrotóxico penetra até pelo olho! Pela mucosa, pela pele. Então teria que ter até um cilindro de oxigênio para respirar igual a um astronauta. O filtro pega 80% ou 90% dos tipos de agrotóxico. Hoje, você tem mais de 600 tipos de princípios ativos e são 1.500 tipos de produtos formulados. Tem agrotóxicos novos com moléculas muito pequenas que passam pelo filtro. Então, com toda a proteção ideal, você protege o trabalhador. Mas, e o ambiente?

Referências



VEIGA, Marcelo Motta; DUARTE, Francisco José de Castro Moura; MEIRELLES, Luiz Antonio; GARRIGOU, Alain; BALDI, Isabelle; A contaminação por agrotóxicos e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) . Rev. bras. Saúde ocup., São Paulo, 32 (116): 57-68, 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 outubro de 2012. 


AZENHA, M. Exclusivo: A pesquisadora que descobriu veneno no leite materno.VIOMUNDO, 2011. Disponível em: < http://www.viomundo.com.br/denuncias/exclusivo-a-pesquisadora-que-descobriu-veneno-no-leite-materno.html> Acesso em : 01julho de 2012.


Mas estes agrotóxicos chegam até ao consumidor?

Veja:









Nenhum comentário:

Postar um comentário