Seguidores

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Consea apoia posição do INCA sobre os agrotóxicos



O Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde, divulgou documento nesta quarta-feira (08/03) no qual adota um posicionamento sobre o uso de agrotóxicos no país e seus efeitos sobre a saúde e a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros.

O INCA posiciona-se “contra as atuais práticas de uso de agrotóxicos no Brasil e ressalta seus riscos à saúde, em especial nas causas do câncer”. Também defende “iniciativas de regulação e controle destas substâncias, além de incentivos a alternativas agroecológicas”.


O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em seus fóruns e conferências, tem adotado deliberações que estão em plena sintonia com a posição do INCA, bem como de estudos e pesquisa, como o Dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Na avaliação do INCA - com o qual o Consea concorda -, “o modelo de cultivo com o intensivo uso de agrotóxicos gera grandes malefícios, como poluição ambiental e intoxicação de trabalhadores e da população em geral".

De acordo com o documento, os impactos dos agrotóxicos atingem toda a população. “As intoxicações crônicas podem afetar toda a população, pois são decorrentes da exposição múltipla aos agrotóxicos, isto é, da presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos”.

“Dentre os efeitos associados à exposição crônica a ingredientes ativos de agrotóxicos podem ser citados infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer”, revela o documento.

O INCA também faz menção aos últimos resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (Para), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que revelaram amostras com resíduos de agrotóxicos em quantidades acima do limite máximo permitido.

Vale ressaltar que a presença de resíduos de agrotóxicos não ocorre apenas em alimentos in natura, mas também em muitos produtos alimentícios processados pela indústria, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas, pizzas e outros.

Nos últimos anos, os agrotóxicos e transgênicos foram temas de diversas deliberações no Consea, bem como de encontros intitulados “Mesas de Controvérsias”, dos quais participavam órgãos de governo e entidades da sociedade civil, bem como estudiosos, gestores e pesquisadores.


Para baixar o relatório da Mesa de Controvérsias sobre Agrotóxicos, clique aqui.

Para o relatório da Mesa de Controvérsias sobre Transgênicos, clique aqui.

Para acessar o documento do INCA, clique aqui.

Fonte: Ascom/Consea

Nenhum comentário:

Postar um comentário