Seguidores

terça-feira, 12 de julho de 2016

Resíduos de agrotóxicos ficam acima do limite



Trinta e cinco por cento dos alimentos avaliados pela vigilância sanitária no Rio Grande do Sul apresentam resíduos de agrotóxicos ou níveis de defensivos acima do permitido. O dado foi apresentado pela sanitarista Vanda Garibotti, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, na audiência pública promovida pelo Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Durante o encontro também foi lançada nota de repúdio contra o Projeto de Lei (PL) nº 3.200/2015, que tramita na Câmara dos Deputados. Segundo o documento, o PL, de autoria do deputado federal Covatti Filho, enfraquece o controle de registros de agrotóxicos pelo poder público, concentrando-o no Ministério da Agricultura e Abastecimento por meio da criação da Comissão Técnica Nacional de Fitossanitários (CTNFito). Tal Comissão disporá de uma série de competências, em especial, para avaliar e emitir pareceres conclusivos sobre os registros de agrotóxicos, consequentemente retirando do processo de aprovação Ibama e a Anvisa, por exemplo.


Foram debatidas, ainda, questões como a necessidade de se conhecer o número de pessoas intoxicadas (a partir do maior uso dos sistemas de notificação), o problema dos produtos contrabandeados e a ocultação das consequências do uso de agrotóxicos nas lavouras e na alimentação.

Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos


O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos constitui-se em um espaço permanente, plural, aberto e diversificado de debate de questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente, possibilitando a troca livre de experiências e a articulação em rede da sociedade civil, instituições e Ministério Público.


Um comentário:

  1. É absurdo o que está acontecendo com o Brasil, manipulando as nossas comidas!!!

    Essas doenças que estão cada vez mais agressivas, distúrbios na crianças. Tudo isso é um resultado da péssima alimentação, onde comemos veneno.

    Meu blog trato com questões parecidas!
    http://alanaschmitz.blogspot.com.br/

    Abraços..

    ResponderExcluir