Seguidores

domingo, 29 de outubro de 2017

Bicarbonato de sódio ajuda a retirar até 96% de agrotóxico da maçã, mostra pesquisa

Por G1



Agrotóxicos são utilizados para aumentar o rendimento dos alimentos, mas há preocupações em relação ao risco à saúde humana ao longo do tempo (Foto: Reprodução/RBS TV)



Método foi o mais efetivo para retirar produtos na superfície da fruta.


 Maçãs ficaram imersas por 15 minutos em solução de bicarbonato.

Um produto de uso doméstico comum, o bicarbonato de sódio, pode ajudar a tirar resíduos de agrotóxico na superfície da maçã, diz pesquisa publicada nesta quarta-feira (25) no "Journal of Agricultural and Food Chemistry".


Para avaliar a eficácia do bicarbonato, Yang e sua equipe utilizaram dois pesticidas comuns: o tiabendazol e o inseticida phosmet na maçã, que ficou exposta ao produto por um período de 24 horas.

Depois, eles fizeram três testes:
1) colocaram água misturada com bicarbonato na fruta na proporção de 10 mg/ml ; 
2) lavaram a maçã com água da torneira por dois minutos; e
 3) deixaram a maçã imersa em solução de hipoclorito de sódio (10 mg/ml) por 8 minutos.

Segundo os pesquisadores, o bicarbonato, de longe, foi o método mais efetivo. Após um período de 15 minutos em que as maçãs ficaram imersas na solução, o bicarbonato reduziu 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet.

A diferença entre as substâncias, segundo os pesquisadores, se deu pelo alcance da penetração de cada composto.
 O mapeamento de imagens mostrou que o tiabendazol penetrou até 80 micrometros de profundidade nas maçãs; já o phosmet, foi detectado a uma profundidade de apenas 20 micrometros.

Lavar o produto com água da torneira simples durante dois minutos, de acordo com o padrão da indústria nos Estados Unidos, foi um método muito menos efetivo, afirmaram os pesquisadores.

No entanto, na ausência de bicarbonato de sódio e de produtos orgânicos, os pesquisadores dizem que a lavagem, apesar de não ser o método mais efetivo, também ajuda a remover o agrotóxico da fruta.

Uma outra maneira de amenizar a quantidade de agrotóxico, dizem, é descascar a maça, mas isso pode retirar propriedades importantes presentes na casca, como fibras.

Nota do Blog:

Para agrotóxicos sistêmico, que esta no interior do alimento, não há como ser retirado.

ATUALIZAÇÃO EM 30/10/17

Veja no link abaixo, uma versão online do trabalho feito por

pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos:

Um comentário: