Seguidores

domingo, 18 de novembro de 2018

Homeopatia ganha força na agricultura convencional


Resultado de imagem para homeopatia na agricultura





Utilização da ciência em plantas ganha cada vez mais notoriedade nas pesquisas ligadas ao agronegócio, sendo o Paraná um dos pioneiros no assunto



Com mais de 200 anos desde seu surgimento - iniciada pelo alemão Samuel Hahnemann em 1796 - a ciência homeopática já deixou de ser tabu e tem sua fundamentação científica consolidada para o tratamento de pessoas e, há algum tempo, também nos animais. Mas imagine só usar os princípios da homeopatia e seus medicamentos (de origem animal, mineral e vegetal) para o combate, por exemplo, de pragas a doenças numa lavoura de soja de alta produtividade?




Parece loucura, mas a utilização da homeopatia em plantas ganha cada vez mais notoriedade nas pesquisas ligadas ao agronegócio, sendo o Paraná um dos pioneiros nesse tipo de trabalho, inclusive com um laboratório de homeopatia e fisiologia vegetal implementado na UEM (Universidade Estadual de Maringá). Já na região Oeste do Estado - graças à força da agroecologia - diversas entidades atuam em conjunto para fortalecer ações nessa linha de trabalho, o que tem transformado a forma de fazer agricultura em propriedades dos mais variados tamanhos e culturas.

Nesta semana, inclusive, aconteceu em Foz do Iguaçu o 3º Paraná Agroecológico, encontro que reuniu em torno de 1.480 pessoas ligadas ao agronegócio, pesquisa e extensão, de especialistas a produtores rurais. Em meio a programação, foi realizado o 1º Seminário Estadual de Homeopatia na Agroecologia, que trouxe cases impressionantes por todo o Estado. É uma nova forma de fazer agricultura, muito mais sustentável. Já existe inclusive profissionais formados no Curso de Extensão em Homeopatia da UEM (veja mais no box ao lado) atuando em áreas de grande escala de grãos em Roraima, deixando de lado os defensivos químicos tradicionais - os famosos pacotes tecnológicos pré-definidos - e partindo apenas para os compostos homeopáticos ao longo da safra.
Os princípios da ciência têm os mesmos pilares, independentemente se o tratamento é voltado para pessoas, animais ou plantas, como o caso da lei dos semelhantes, experimentação no organismo sadio e doses infinitesimais (extremamente diluídas). Os compostos utilizados, aliás, são similares, fazendo uma "anamnese" da planta para conhecer sua real condição e encontrar o medicamento correto para aquela problemática, sempre numa contextualização sistêmica. "O uso da homeopatia é possível onde há vida. A evolução (em plantas) acontece de forma exponencial, em todos os tipos de áreas", explica o pesquisador doutor e um dos precursores em homeopatia vegetal do País, Carlos Moacir Bonato, da UEM.

Juliano Casagrande atua na cooperativa de trabalho e assistência técnica Biolabore, com sede em Santa Helena (Oeste), e foco na agricultura agroecológica. Ele explica que a homeopatia chegou na região no início dos anos 2000 como uma ferramenta para resolver problemas dentro do processo agroecológico e aos poucos foi se expandindo para a área convencional, caso das commodities. "Na soja, existem casos em que foi possível retirar o uso de inseticidas e fungicidas, por exemplo, uma economia de R$ 900 a R$ 1 mil por alqueire. Os preparados homeopáticos equilibraram o sistema e auxiliam no combate e controle de pragas e doenças. Além da diminuição dos custos, o produtor tem contato menor com os agroquímicos."

Casagrande relata que existem empresas no Brasil que possuem formulações de núcleos homeopáticos, registrados no Mapa (Ministério da Agricultura), e acabam sendo utilizados pelos produtores, que buscam essas formulações para estimular entre diversas características o vigor da semente, desenvolvimento da planta, absorção de nutrientes e combate a pragas. "Outra filosofia de trabalho que fomentamos é o emponderamento do agricultor, para que ele não fique dependendo da questão mercadológica, e possa fazer sua farmácia básica em casa, já que a legislação permite isso. Para isso, um dos desafios é a capacitação das pessoas de forma continuada, com assistência técnica e cursos no campo da homeopatia."



Veja também:







Nenhum comentário:

Postar um comentário