Seguidores

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde


Raquel Rigotto, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará, alerta para os efeitos dos agrotóxicos na saúde humana.

Dra Raquel coloca sobre os efeitos dos agrotóxicos nos rins, pulmões, pele e muitos deles são disruptores endócrinos, ou seja, eles entram em nosso corpo e se comportam como fosse hormônios sexual masculino ou feminino e eles alteram o mecanismo hormonal do ser humano.

Em estudo realizados nos EUA em jacarés observou a feminilização dos machos e no Brasil a pesquisadoras chama a atenção sobre a antecipação da puberdade nas meninas.

Dra Raquel Rigotto relata uma pesquisa em que um trabalhador morreu e o caso foi investigado com 04 professores da faculdade de medicinal da universidade do Ceará por um 1,5 anos e provou-se que ele teve hepatopatia crônica tóxica - doença do fígado provocado por agrotóxico.

Veja o vídeo:



2 comentários:

  1. Como sempre excelente matéria... Fico pensando, no que nós educadores podemos fazer nas escolas. Talvez ensinar a plantar alimentação natural com hortas? Não sei! Talvez você possa me ajudar, postando os passos para um programa de Alimentação Natural nas escolas. Coisa simples, pé no chão, mas educativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine no Paraná tem uma lei muito interessante que a Lei da Merenda Orgânica, veja:

      http://muralvirtual-educaoambiental.blogspot.com.br/2012/06/lei-da-merenda-organica.html

      A sua ideia é boa - além de ser uma atividade de educação ambiental também é uma alternativa interessante.

      Primeiramente irei ver se já existe algum programa nesse sentido e irei colocar a sua questão em um grupo que tenho facebook e caso não encontre nada pronto - assim que der irei organizar um material.

      Envie-me um e-mail siqueiradamata@gmail.com

      Excluir