Seguidores

sábado, 29 de novembro de 2014

As leis não garantem segurança para consumir alimentos transgênicos", diz ativista americano

 

As leis não garantem segurança para consumir alimentos transgênicos", diz ativista americano
Fonte: O Globo e IDEC

Jeffrey Smith, diretor do Instituto de Responsabilidade Tecnológica dos EUA, diz que brasileiros estão expostos aos efeitos nocivos destes organismos geneticamente modificados, que segundo ele vão de problemas na digestão a tumores

RIO - Considerado um dos maiores ativistas mundiais da propagação do riscos à saúde humana associados ao consumo de organismos geneticamente modificados, o americano Jeffrey Smith esteve no Brasil na última quinta-feira para participar de um seminário internacional sobre segurança alimentar, em São Paulo, e de um bate-papo promovido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Por telefone concedeu entrevista ao GLOBO, na qual criticou a liberalidade dada por governos e reguladores à produção de transgênicos sem estudos que comprovem a inexistência de impactos aos consumidores.

Smith também afirmou que os brasileiros estão expostos aos efeitos nocivos desta produção, que segundo ele, vão de problemas na digestão a tumores, já que o país é o segundo maior produtor mundial de organismos geneticamente modificados e o com maior crescimento anual em área plantada de sementes transgênicas. Smith é também diretor do Instituto de Responsabilidade Tecnológica americano, onde dirige a “Campanha por uma Alimentação mais Saudável na América”.

O GLOBO - Qual é o risco dos transgênicos para o consumidor?

Jeffrey Smith - O problema está principalmente na ração animal feita com transgênicos. Há impactos nos animais que as consomem e em quem consome esses animais, que vão desde problemas com a digestão, reprodução e sistema imunológico a tumores e altos índices de mortalidade infantil, além de aceleração do envelhecimento. Há relatos de pessoas que, quando param de consumir alimentos com transgênicos sentem melhorias na digestão e no sistema imunológico. Quando os fazendeiros deixam de alimentar seu animais com transgênicos, os animais também melhoram nessas áreas. Além disso, estes mesmos problemas aumentaram expressivamente na população americana quando os transgênicos foram introduzidos, apesar dessa correlação não ser comprovada. Fato é que o aumento dessas doenças combina com o aumento do uso e inserção dos organismos geneticamente modificados. Uma das principais causas desses efeitos é que essas sementes são cultivadas com herbicidas agressivos.

O senhor defende que as empresas de biotecnologia enganam os governos não demonstrando esses riscos aos consumidores. Como elas fazem isso?

Primeiramente a Food and Drug Administration ( FDA - órgão governamental responsável pelo controle de alimentos nos EUA) declarou em 1992 que a agência não via nenhuma diferença entre organismos geneticamente modificados e os convencionais. Com base nesse argumento, disseram que nenhum teste seria necessário, inclusive deixaram de criar regras de rotulagem para informar os consumidores a respeito da presença de trans. Coisa que aqui no Brasil e na Europa existe.

Qual é o interesse da indústria em adotar esses organismos?

As indústrias conseguem as patentes das sementes e podem controlar toda a produção de alimentos. As sementes interagem diretamente com os produtos químicos necessários na plantação. Aí, determinada semente só pode ser usada com determinado herbicida. O que ocorreu foi um casamento dessas duas indústrias, resultando num monopólio que aumentou os preços das sementes. Dois terços da variedade de sementes foram eliminadas do mercado americano com a inclusão dos organismos transgênicos. E eles podem aumentar drasticamente o preço das sementes.

Qual é a relação entre a semente e o agrotóxico?

Normalmente se você coloca o herbicida glifosato na soja ele mata a produção. Nessas sementes transgênicas eles inseriram um gene de bactéria que permite a plantação ser trabalhada com o glifosato sem matá-la. Isso também facilita a produção, porque jogam esse agrotóxico mais facilmente sobre ela, inclusive com avião, reduzindo o custo da produção e as perdas de 5 a 10%. Mas, ao mesmo tempo, ficamos muito mais expostos aos agrotóxicos. Inclusive nos EUA as agências regulatórias tiveram de aumentar o percentual permitido de agrotóxicos.

Os consumidores têm informação suficiente para fazer uma escolha consciente?

A maioria dos cientistas está ligada às indústrias de biotecnologia e não estão nem aí para os riscos. Eles simplesmentes aprovam o uso dos transgênicos. As leis não garantem aos consumidores segurança para consumir alimentos transgênicos. O mais longo estudo conduzido pela indústria de alimentos de ração só durou nove dias. Quando cientistas independentes estenderam essa pesquisa por dois anos verificaram que os ratos alimentados com ração transgênica desenvolveram tumores absurdos. E morreram cedo. Na Europa e no Brasil há leis de rotulagem que obrigam as indústrias a informarem a presença de transgênicos no alimento. Nos EUA não. Mas acredito que muitas companhias não praticam essa lei. É fato que quanto mais as pessoas sabem sobre os produtos geneticamente modificados, menos elas confiam nesses alimentos. Nos EUA, estamos educando os consumidores por mais de 10 anos. E o número de americanos que diz evitar esses produtos é de 40%.

O Brasil é o segundo maior produtor de transgênicos e tem a área plantada que mais cresce no mundo. Somos mais expostos do que outros povos?

Há duas formas de exposição. Uma é pela comida e outra pelo agrotóxico usado na lavoura. Um estudo conduzido na Argentina mostrou que nas áreas próximas à produção de transgênicos houve um aumento absurdo de incidência de câncer nas pessoas. Outro aspecto é a comida. A comida é consumida de três maneiras, direto, pela alimentação animal ou pelo mel. Então os consumidores brasileiros estão expostos, mas depende muito de quanto se consome desses alimentos. Na África do Sul, as pessoas comem milho três vezes ao dia, então o risco é muito maior. Eu não sei muito sobre a dieta do brasileiro, mas a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está fazendo pesquisa em feijão e isso vai aumentar os riscos para os brasileiros.

Por que não se investe em pesquisas para comprovar esses malefícios?

Quando um cientista descobre algum problema relacionado aos transgênicos ele é atacado. Tenho documentos que mostram cientistas sendo demitidos e não conseguindo mais emprego por causa desses trabalhos. Isso levou à negação de financiamento de pesquisas do tipo e convenceu muitos cientistas a não tocarem nessa área. As sementes são patenteadas e é preciso ter permissão para pesquisar. Um grupo de 26 cientistas escreveu uma carta para a agência ambiental dos EUA reclamando que nenhuma pesquisa independente poderia ser feita por falta de acesso às sementes. Mas se eles conseguem as sementes não obtêm financiamento. E se conseguem os recursos, não conseguem publicar os resultados porque as revistas são ligadas à indústria e não aprovam pesquisas negativas ao setor.

As ONGs têm conseguido cumprir o papel de fiscalizadoras e pesquisadoras sobre esse tema?

Elas fazem um bom trabalho, mas não são financiadas suficientemente para atuar nesse tema. Eu tenho uma ONG e estamos fazendo uma pesquisa para saber das pessoas quais são os sintomas quando param de se alimentar de transgênicos. Isso não é competência dessas organizações, mas do governo. Só que, como existe esse gargalo, temos de atuar.


Um comentário:

  1. O Jeffrey Smith é um charlatão e não um cientista, e seunstituto é uma miragem para não usar uma palavra mais forte. Nenhum médico, nutricionista, biólogo ou qualquer outro profissional que respeite a ciência pode levar a sério um cara destes. Só a nossa mídia meio desorientada e sequiosa de más notícias. Tudo o que ele afirma não merece comentários.

    ResponderExcluir