Seguidores

sábado, 25 de abril de 2015

Pesticidas podem alterar qualidade do esperma, diz estudo

Homens que comem mais vegetais com pesticida têm esperma pior.

Homem descarrega vegetais em mercado central de Los Angeles: pesquisa concluiu que homens que consomem mais vegetais com pesticidas têm pior qualidade do esperma (Foto: Reuters/Lucy Nicholson)
Da France Presse

Quem trabalha com pesticidas também sofre dos mesmos efeitos.


O estudo, conduzido em 155 homens com idades entre 18-55 anos, pacientes de um centro de tratamento para infertilidade, será publicado nesta terça-feira na revista especializada "Human Reproduction". Foram analisadas 338 amostras de sêmen destes homens entre 2007 e 2012.

Veja também:

Comer alimentos com agrotóxico diminui quantidade de esperma, diz estudo


O estudo descobriu que os homens que consomem mais frutas e vegetais carregadas de pesticidas têm uma contagem de esperma 49% mais baixa (86 milhões por ejaculação contra 171 milhões) em comparação aos homens que consumem menores quantidades, assim como uma porcentagem de formas normais de espermatozoides 32% menor.
Resíduos de pesticidas


O consumo de frutas e vegetais dos participantes foi avaliado por questionário. O conteúdo de pesticidas não foi medido diretamente, mas estimado com base em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Frutas e vegetais consumidos foram divididos em grupos de acordo com o teor de resíduos de pesticidas: baixo (ervilhas, feijão, uva e cebola), moderado ou alto (morangos, espinafre, pimentão, maçãs, peras..). O fato de lavar e descascar os alimentos também foi levado em conta.

"Estes resultados sugerem que a exposição a pesticidas utilizados na produção agrícola para a alimentação pode ser suficiente para afetar a espermatogênese dos homens", segundo os autores.
No entanto, eles admitem que o estudo tem algumas limitações e que "é necessário investigar mais".

Como o estudo envolve casais que investigam infertilidade, não é possível afirmar se no conjunto total da população masculina seria observada a mesma associação.

Orgânicos têm menos riscos


Além do pequeno número de participantes, a medida dos pesticidas não foi direta e a natureza dos produtos consumidos ("orgânica" ou não) não era conhecida, de acordo com os especialistas.
"Estes resultados não devem desencorajar o consumo de frutas e legumes em geral", alertou o professor de nutrição e epidemiologia da universidade de Harvard Jorge Chavarro, co-autor do estudo.
No entanto, o especialista sugere priorizar o consumo de produtos orgânicos ou evitar produtos conhecidos por conter grandes quantidades de resíduos, como o tomate.
Estudos anteriores mostraram que profissionais expostos aos pesticidas tinham a qualidade do esperma afetada; mas até agora pouca pesquisa sobre os efeitos dos pesticidas nos alimentos foi feita.
"Este estudo pode gerar uma preocupação desnecessária", afirmou Jackson Kirkman-Brown, do Centro de Fertilidade da Mulher em Birmingham, Inglaterra.
"Os homens que querem maximizar a qualidade do seu esperma deve continuar a ter uma dieta saudável e equilibrada" até que se saiba mais sobre o assunto, ressaltou o especialista à imprensa britânica.

Fonte:BEM ESTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário