Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Golfinhos brasileiros estão contaminados por compostos usados em inseticidas




Um estudo realizado pela pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mariana Alonso, chegou à conclusão de que os golfinhos brasileiros estão contaminados por piretroides. Os compostos são utilizados em diversos produtos, a exemplo dos inseticidas. Os produtos são usados tanto na área urbana, quanto em atividades rurais.

Segundo Mariana, anteriormente se pensava que os piretroides se decompunham, porém, o composto foi encontrado no fígado, leite e placentas da espécie Pontotoria Blainvillei (conhecida como Toninha), que está ameaçada de extinção.

A análise foi feita em exemplares que ficaram presos, acidentalmente, em redes de pesca no litoral de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Os filhotes possuíam maior concentração da substância. “Eles recebem uma carga muito alta nos primeiros estágios da vida”, ponderou Mariana.

A pesquisadora explicou que o golfinho está no topo da cadeia alimentar, que é composta por outros seres vivos, que também devem estar contaminados pelo composto, a exemplo da alga, do camarão e do peixe. As consequências da presença da substância no organismo dos golfinhos ainda são desconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário