Seguidores

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Arroz com DNA humano




EUA dão licença a plantio de transgênico para produção de remédio


Uma variedade transgênica de arroz com genes humanos ganhou aprovação preliminar do governo americano para ser plantada. O arroz tem cópias de um dos genes relacionados ao leite materno.

Ele não será usado como alimento e, sim, para produção de proteínas que poderão ser empregadas em medicamentos.

A meta é que o arroz transgênico seja a base de remédios contra a diarréia e a desidratação infantis.

O cultivo é experimental e será realizado no estado americano do Kansas. Ainda assim, já gerou uma onda de protestos de grupos ambientalistas e de defesa dos direitos dos consumidores.

Até agora essas plantas transgênicas — também conhecidas como biorreatores de drogas — estavam confinadas em estufas. Os críticos da autorização temem que uma vez na natureza, os genes do transgênicos possam se espalhar para outras plantas, com efeitos ambientais potencialmente desastrosos. Pior do que isso seria se a planta fosse comida.

A autorização concedida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, segundo a rede de TV britânica BBC, permite o plantio de 12 quilômetros quadrados com arroz transgênico.

A planta foi desenvolvida pela empresa de biotecnologia americana Ventria Bioscience e poderá começar a ser cultivada em abril.

Em nota, a empresa garantiu que tomará todas as precauções necessárias para que o arroz com genes humanos e suas sementes nunca se misturem com outras culturas. Técnicos do Departamento de Agricultura disseram que o risco da chamada fuga de genes é muito pequeno.

No entanto, os grupos contrários à aprovação disseram que fatores como mau tempo (ventos muito fortes) e erro humano poderiam espalhar as sementes do transgênico.

— Estou realmente preocupado. Em primeiro lugar, essa planta não foi suficientemente testada. Além disso, não existem garantias de fato de que não chegará a ser inadvertidamente consumida como alimento. Estamos lidando com o desconhecido — disse o presidente do Centro de Segurança Alimentar dos EUA, Bill Freese.

Trata-se da primeira variedade de transgênico com genes humanos plantada em maior escala, ainda que experimental.


Veja também:

Conheça 10 transgênicos que já estão na cadeia alimentar

Para aprofundar:

Relatório inédito sobre as sérias implicações para o consumo humano de alimentos geneticamente modificados.

Alimentos transgênicos criam polêmica sobre efeitos à saúde e ao meio ambiente

O Mundo Segundo a Monsanto:





Nenhum comentário:

Postar um comentário