Seguidores

terça-feira, 23 de abril de 2013

‘BRS Vitória’ Nova cultivar de uva de mesa sem sementes com sabor especial e tolerante ao míldio


‘BRS Vitória’ poderá ser uma excelente opção para os produtores orgânicos porque ela tem um nível de tolerância ao míldio ( principal doença) bem maior em relação a Niagara  Rosada que já é explorada com sucesso em sistema orgânico - VEJA VÍDEO

Embrapa lança variedade de uva resistente ao míldio

Nova cultivar tem alto teor de açúcar e sabor aframboesado

A primeira variedade brasileira de uva sem semente e resistente ao míldio foi lançada, em Marialva -PR(Norte), durante a Festa da Uva.

A BRS Vitória foi desenvolvida por meio de cruzamento convencional pela Embrapa Uva e Vinho, localizada em Bento Gonçalves (RS). Entre as principais características da cultivar estão o ciclo precoce, a alta produtividade e o elevado teor de açúcar.

O pesquisador João Dimas Garcia Maia explica que o míldio é a principal doença da videira no Brasil e, no caso das variedades suscetíveis, pode gerar perda de até 100% da produção se não for pulverizada de forma correta. ”O míldio é responsável por 60% das aplicações de fungicidas nos parreirais e a estimativa é de que com o uso da BRS Vitória ocorra uma redução de 40% a 50% nas pulverizações contra a doença”, calcula Maia.

Além do Norte do Paraná, a nova variedade foi avaliada no Noroeste e Sudeste de São Paulo, Norte de Minas Gerais e na região do Vale do Rio São Francisco, onde apresentou desempenho positivo. O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho afirma que o ciclo produtivo da BRS Vitória, da poda até a colheita, tem duração de 130 dias no Paraná, sendo viável nas duas safras anuais. A produção indicada é de 20 toneladas por hectare em cada safra. ”A cultivar é extremamente fértil e o produtor deve retirar o excesso de cachos de forma a controlar a produção até 20 toneladas, pois o excesso pode prejudicar a maturação da fruta”, orienta.

Com alto teor de açúcar, o sabor aframboesado é o grande diferencial da BRS Vitória para os consumidores e, segundo Maia, a variedade já despertou demanda durante as demonstrações do produto. ”O teor pode chegar a até 23º Brix, mas o produtor deve ficar atento para fazer a colheita apenas depois que a uva atingir o grau 19 na escala, quando há equilíbrio de sabor”, ressalta.

O lançamento da BRS Vitória faz parte de um pacote de novidades da Embrapa Uva e Vinho, sendo que na semana passada foi lançada a cultivar de uva BRS Magna, para elaboração de suco. A comercialização de gemas da cultivar BRS Vitória e também da BRS Magna será feita a partir de julho de 2013. Os produtores interessados podem fazer reserva pelo site www.campinas.spm.embrapa.br, ou pelo telefone (19) 3749-8888

MAIS INFORMAÇÕES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário