Seguidores

domingo, 7 de julho de 2013

Papo com feirante - O veneno nosso de cada dia, continua na mesa ...


Google imagem

Jales é uma cidade do noroeste paulista.

Sábado, dia de feira dos produtores. Normalmente as 3h30min da madrugada, já estão montando as barracas

Gosto de comprar na feira,  é uma oportunidade de conversar com os produtores, que sempre tem uma lição de vida a dar e  além do mais, é uma forma de saber quando foi feito a última aplicação de agrotóxicos; quando compramos no supermercado, não temos a garantia  por parte de ninguém, que o período de carência foi observado.

Recentemente, um colega comprou tomate em um supermercado da cidade e ao chegar em casa, sentiu um cheiro  forte de veneno e mesmo lavando o cheiro não saia e acabou jogando os tomates no lixo.

O trabalho agrícola é a atividade de maior risco econômico e especialmente para o pequeno produtor rural , que produz a maior parte dos alimentos que consumimos.

Seo Benedito,  tem uma pequena chácara e é um dos vários feirantes.

Pessoa simples e sincera e sempre que se pergunta responde:

Essa couve faz 15 dias que já apliquei e é um produto que pode aplicar de manhã e colher a tarde, fique tranquilo.

Mas, que veneno é esse que o Sr. aplicou ?

Malathion

Mas, quem disse que esse produto pode aplicar de manhã e colher a tarde?

O vendedor da casa agropecuária que comprei o produto. Pode ficar tranquilo, esse produto usamos  no milho pipoca e depois só damos uma abanada e colocamos para estourar, é fraquinho

O argumento do Seo Benedito continuou.

Olha tem uma pessoa que só pega couve de mim. Ela disse - que há um tempo atrás, comprou couve no supermercado, mas ao chegar em casa percebeu que ela tinha um cheiro muito forte de veneno  e  não teve coragem de comer e deu as folhas para um passarinho e sabe o que aconteceu?

O que?

A tarde o passarinho estava morto.

Sério?

Estou te falando! Que coisa... ele comprou a couve para fazer remédio. Eu não faço isso não... sempre passo uma dose mais fraca  e espero 15 dias para colher.

Em uma dia desses... conversando com Sr. Arlindo  outro produtor rural e ao comentar essa história, do Seo Benedito,  ele me fez uma outra narrativa:

(...)
Conheço uma pessoa que comprou almeirão na feira para tratar os canários, e morreram os 10 pássaros que ele tinha,  ele foi até a feira e ameaçou a pessoa que vendeu, dizendo  que iria denunciar e o feirante disse que ele apenas revendia e que as verduras  vinham de outra cidade.

Seo Benedito continuou...

Esses dias uma pessoa comprou uma alface do meu vizinho, era uma alface muito bonita, mas a alface fez mal a ela – deu dor de barriga.

Fui conversar com o vizinho, para saber o que ele aplicava para deixar alface bonita. Ele me disse  que aplica um veneno, que coloca na uva para a baga crescer. Pode uma coisa dessa? Uva leva 90 dias para colher e a alface colhe rapidinho...

Seo Benedito que produto é?

È um veneno bravo  que aplica na uva o nome não sei não.

Seo Benedito, continuou com suas explicações e depois veio uma outra história...


Fulano ... aplicou um veneno de amendoim na couve no sábado e na segunda-feira, ele colheu a couve para comer. Após o almoço, o filho dele passou mal e ele levou para o pronto socorro e no caminho a mulher dele  passou mal e durante o atendimento dos dois, ele também passou mal.

O médico, quis saber o que eles tinham comido. Ele contou, que tinham comido  couve e que no sábado  havia passado Hamidop. O Doutor colocou-  que eles deveriam ter esperados pelo menos 15 dias e que correram grandes riscos.

Toda a história,  foi para ilustrar que ele tem medo de veneno e que somente usa porque precisa – mas, sempre espera 15 dias.

Chegando em casa,  fui pesquisar sobre os produtos que Seo Benedito falou.

Começando pelo Matathion, aquele produto fraquinho, que se pode aplicar de manhã e colher a tarde. Fui ver do que se trata...

Um dos trabalhos que encontrei sobre esse produto, foi uma revisão bibliográfica  que se chama: a atuação do enfermeiro na prevenção dos efeitos nocivos causados pelo uso indiscriminado do inseticida malation.

(...)
Através desta pesquisa verificamos que o malation é um agrotóxico organofosforado que, no organismo humano, age inibindo a acetilcolinesterase, interferindo no mecanismo de transmissão neural e conseqüentemente, ocasionando diversos efeitos danosos como: visão borrada, tosse, anorexia, náuseas, vômitos, dores abdominais, aumento da amplitude das contrações e do peristaltismo gastrintestinal, diarréia, sudorese excessiva, sialorréia, dispnéia, cianose, acúmulo de secreções brônquicas, lacrimejamento, miose, midríase, tremores de língua, olhos e pálpebras, cãibras, paralisia, fraquezas musculares, cefaléia, tontura, tremores, ataxia, distúrbios da palavra, sonolência, disartria, rigidez de nuca, depressão do centro respiratório e do vasomotor, rigidez na nuca, convulsões e coma.
Além dessas manifestações, verificamos que o malation pode ocasionar efeitos imunossupressores em diversos níveis, gerar manifestações tardias e neuropatia tardia, tem capacidade de alterar o DNA de uma célula e de estimular a célula alterada a se dividir de forma desorganizada, revelando uma possível capacidade de desenvolvimento do câncer e associam-se sua ação a Arteriosclerose, Parkinson, Alzheimer, malformação congênitas, infertilidade e esterilidade.

O trabalho completo pode ser consultado no link abaixo:



Depois pesquisei, sobre o “veneno bravo que se utiliza na uva”, que o seu vizinho usa para crescer o alface e como não ele não sabia o nome do produto, a pesquisa ficou um pouco prejudicada.

Normalmente o que se utiliza na uva, é um regulador de crescimento conhecido como ácido giberélico, que também é liberado para a cultura do alface, conforme podemos ver abaixo:


Na literatura o ácido giberélico é classificado como mutagênico e cancerígeno ( Bedor, 2009 pág 63)

Será que não passou da hora da ANVISA,  rever a liberação do ácido giberélico para cultura do alface?

Conclui a pesquisa procurando sobre o hamidop, inseticida usado no amendoim,  mas que foi usado na couve. É importante lembrar, que essa pratica é um tanto comum entre os agricultores e já foi identificada pela ANVISA, que iniciou em 2001,  um Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), com o objetivo de avaliar,  os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam á mesa do consumidor.

O hamidop é inseticida Acaricida, sistêmico do grupo dos organofosforados e tem como principio ativo o METAMIDOFÓS e desde junho de 2012 esta proibido no Brasil.

O intervalo de segurança para as principais culturas que ele era registrado é de 21 dias.


Vamos recordar que : esse intervalo de segurança, é para que os resíduos presentes nos alimentos estejam dentro do limite máximo permitido, limite este, que é contestado por muitos especialistas.

Para quem não esta familiarizado com os termos, vamos a algumas definições

Limite máximo de resíduo - quantidade máxima de resíduo de agrotóxico legalmente aceita no alimento, em decorrência da aplicação adequada numa fase específica, desde sua produção até o consumo, expressa em partes (em peso) do agrotóxico ou seus derivados por um milhão de partes de alimento (em peso) (ppm ou mg / kg).
 Intervalo de segurança ou período de carência - intervalo de tempo entre a última aplicação do agrotóxico e a colheita ou comercialização


Podemos tirar algumas conclusões sobre esse último caso:

O agricultor não tinha percepção do risco que ele estava correndo e colocou em risco a saúde de sua família e  coloca em riscos muitas famílias;
Mostra que ele não leu o rótulo e tão pouco sabe o que é intervalo de segurança;
O uso de produtos registrado para uma cultura e usado para outra, é um problema muito grave - por não ter estudo do intervalo de segurança, e tão pouco estabelecido o limite máximo de resíduos.

A entrada dos agrotóxicos no Brasil, foi praticamente imposto pelo governo na época e se nos dias atuais acontece, o que podemos ver nos relatos acima e abaixo, com certeza os governos são responsáveis por essa situação de descaso e mal uso dos agrotóxicos, que além de afetar diretamente a saúde dos agricultores também afeta ao dos consumidores.

Muita vezes, o pequeno produtor mal saber ler , não foi treinado para utilizar de uma forma “segura” esses produtos e não tem qualquer tipo de assistência, ficando nas mãos de pessoas que apenas tem o interesse em vender .

" O estado não tem política pública que coloca os extensionistas, através de concurso público, dentro das áreas de produção"  afirmou a engenheira florestal Denise Batista Alves, vice presidente da associação dos engenheiros florestais do Rio de Janeiro, durante o evento "Impactos dos agrotóxicos: alternativas e posicionamentos dos engenheiros agrônomos e florestais" realizado pelo clube de engenharia e que poderá ser acessado no link abaixo:

Agrotóxicos e saúde: questões urgentes

Infelizmente as história não terminam por ai...

Dona Ana vende frutas. Segundo ela, o produto que vende é confiável e que seu marido, pega de um mesmo produtor há 10 anos e quando ele aplicou alguma coisa – avisa.

Ela comenta que tem uma boa clientela ...

- A banana, o mamão e a manga que vendo, não é amadurecida a força com carbureto, porque essas frutas amadurecida a força não tem gosto e faz mal a saúde.

Dona Ana, comentou algo que a deixou  indignada.

Olha sabe o que estão fazendo agora? Estão aplicando Etrel na manga já colhida... para amadurecer, pode uma coisa dessa?

Outro dia ao comentar isso com um colega de trabalho ele disse:

Isso é verdade! Fulano … vendeu as mangas no pé e a pessoa que comprou, passou ethrel e em seguida colheu.

Houve-se  falar, no uso de ethrel na laranja e para dar mais cor na uva ...

Fui pesquisar sobre o ethrel na manga e encontrei o arquivo abaixo:


Etrel - Classe toxicológica II – ALTAMENTE TÓXICO e na cultura da manga é indicado para indução de florescimento e não existe indicação desse produto para aplicação no pós colheita para acelerar a maturação …. e como podemos ver no link acima – intervalo de segurança, não determinado devido à modalidade de emprego.

Na cultura da uva o ethrel ao consultar o AGROFIT – sistema de agrotóxico fitossanitário do Ministério da Agricultura, encontramos: A aplicação deverá ser de 15 a 20 dias antes da realização da poda de frutificação. Única aplicação.

Não existe recomendação para utilização para dar cor na uva.

No citrus? Não existe registro.

Então? Se não existe recomendação do ethrel para maturação da manga, do citrus e para melhorar a coloração da uva – isto significa, que não existe estudo e se não existe estudo, não existe intervalo de seguração estabelecido e tão pouco limite máximo de ingestão diária.

Quando existe intervalo de segurança e limite máximo de resíduos estabelecidos, mesmo assim, muitos especialistas tem vindo a público,  para dizer que o limite máximo de resíduos é arbitrário e não é confiável - e quando não existe? O problema é maior ainda!

Infelizmente esse é um pequeno retrato do que acontece no dia a dia com a agricultura brasileira que descobri com uma pequena conversa … e a fiscalização como é que fica?

Se pegarmos a história da entrada dos agrotóxicos na agricultura, podemos ver, que tudo começou com o apoio oficial, vamos dar uma breve recordada:

A política de crédito adotado pelo governo brasileiro foi bastante decisiva e ao mesmo momento impositivo para que o novo modelo de produção fosse implantado conforme podemos observar abaixo:
Desde a década de 70, exatamente no ano de 1976, o governo criou um plano nacional de defensivos agrícolas. Dentro do modelo da Revolução Verde os países produtores desses agroquímicos pressionaram os governos, através das agências internacionais, para facilitar a entrada desse pacote tecnológico. Em 1976, o Brasil criou uma lei do plano nacional de defensivos agrícolas na qual condiciona o crédito rural ao uso de agrotóxicos. Assim, parte desse recurso captado deveria ser utilizada em compra de agrotóxicos, que eles chamavam, com um eufemismo, de defensivos agrícolas. Então, com isso, os agricultores foram praticamente obrigados a adquirir esse pacote tecnológico ( GIRALDO, 2011).

Corraborando a citação anterior (FLORES, 2004) vai mais além ao mostrar a irresponsabilidade do governo brasileiro ao ceder as pressões internacional e obrigar os agricultores a adotar tecnologias desnecessária que não condizia com a realidade e necessidade da agricultura.

No Brasil, a partir de 1970, a produção agrícola sofreu grandes transformações. A política de estímulo do crédito agrícola, associada às novas tecnologias, impulsionou várias culturas, principalmente destinadas à exportação. Pacotes tecnológicos ligados ao financiamento bancário obrigavam os agricultores a adquirir insumos e equipamentos, muitas vezes desnecessários. Entre os insumos, estavam os pesticidas, que eram recomendados para o controle de pragas e doenças, como método de resguardar o potencial produtivo das culturas. Esse método obrigava aplicações sistemáticas de pesticidas, mesmo sem ocorrência das pragas, resultando em pulverizações excessivas e desnecessárias (RUEGG et al., 1991 apud Flores et all 2004 pág. 113).


Sem dúvidas, o governo e responsável pelo quadro acima e não é a toa que desde 2008 ,  somos o país que mais utiliza agrotóxicos e já passou da hora da sociedade, exigir uma resposta responsável a esse quadro de uso abusivo,  que já vem se alastrando por muitos anos e sem ação efetiva, para que sejam controlados e os produtores efetivamente orientados.

Existe muitas técnicas desenvolvidas que se fossem amplamente utilizadas, contribuiria e muito para a redução do uso de agrotóxicos, como por exemplo o manejado integrado de pragas e doenças.

Vejamos uma nota da EMBRAPA sobre o MIP.

O MIP – Soja é uma tecnologia que utiliza um conjunto de técnicas econômicas e ambientalmente sustentáveis para o manejo eficiente de insetos pragas que atacam as lavouras de soja. Nos últimos anos, infelizmente, os princípios do MIP não tem sido adotados, gerando desequilíbrios e contribuindo para um crescente aumento de uso de agrotóxicos.

Inseticida são usados de forma abusiva, com base em calendário, aproveitamento de operações, ou seja, junto com herbicidas e/ou fungicidas, sem considerar a presença efetiva das pragas. Isso provoca a eliminação precoce de inimigos naturais e forte desequilíbrios ambiental nas propriedades, podendo favorecer a seleção de insetos resistentes a determinados ingredientes ativos

Fonte: Folder 04/2012-Janeiro 2012 - Embrapa Soja

Infelizmente, em muitas regiões a assistência técnica oficial não é suficiente para atender toda a demanda, e os agricultores ficam, muitas vezes , apenas nas mão de vendedores que tem interesse em comercializar seus produtos e não tem interesse em técnicas para reduzir o uso de agrotóxicos.

A agricultura convencional, se for bem feita,  daria uma contribuição grande para redução do uso de agrotóxicos e isto deve ser um dever a ser garantido pelo estado, que deveria tomar medidas urgentes para garantir a redução dos usos de agrotóxicos e garantir a sociedade alimentos livres de resíduos.

O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica que esta em fase final de estudo, será sem dúvida , uma importante resposta a sociedade- no sentido de oferecer alternativas tanto aos produtores, como aos consumidores – desde que, sai do papel e chegue  até aos produtores com assistência técnica efetiva.

Grande parte dos pequenos agricultores ou os agricultores da agricultura familiar como um todo, no geral, não tem instrução e nem preparo para utilizar os agrotóxicos de uma forma mais "segura"; não utilizam EPI e quando utilizam, utilizam parcialmente ou de forma errada, o que aumentam o risco de intoxicação , isto sem falar do período de reentrada nas áreas e outras normas de segurança ambiental e pessoal que são ignoradas.


3 comentários:

  1. Coloquem as verduras ou as frutas ou qualquer outros vegetais em uma solução de agua com tintura de iodo a 2% na proporção de 5 ml de tintura de iodo para cada litro de agua .Usar um recipiente fosco com tampa(pode-se usar um pano de algodão) a luz estraga a solução..A agua deve ser o suficiente para cobrir as verduras e etc...Deixar por 40 minutos a uma hora,depois jogar a solução fora e lavar os legumes com agua corrente(este procedimento retira todos os agrotóxicos dos legumes(DR LAIR RIBEIRO).a solução de iodo a 2% mande fazer em uma farmácia(varias fazem por encomenda) 1 litro custa por volta de 50 reais mas da por no mínimo 6 meses de uso diário. É o único modo seguro de consumir legumes etc...ainda mata vírus ,bactérias e vermes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sydney, infelizmente não existe nenhum estudo científico que comprove isso, na verdade, o iodo pode ser eficiente para eliminar microorganismo, mas, agrotóxicos uma vez no alimento, não há como retirar.


      Os agrotóxicos sistêmicos ficam no interior dos alimentos, nem tem como retirar, e os de contatos, se pode retirar parcialmente lavando os alimentos, fora isso não existe mágica.

      Excluir
  2. http://www.grupocultivar.com.br/artigos/tratos-culturais-em-abacaxi-n-tratamento-de-inducao-da-floracao
    Veja que indicações de uso é muito comum e orientado de forma simples. As orientações mostram como devem ser preparados com grande diluição, mas sei que os agricultores em sua maioria não seguem essas orientações por acreditar que pode maximizar sua produção... Falta fiscalização e honestidade nos produtores. É sim, a política nacional é de produção massiva com químicos pesados, de fácil acesso e indiscriminado. Triste situação, que só fortalece as indústrias químicas e farmacêuticas.

    ResponderExcluir