Seguidores

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Programa Roda Viva - Debate sobre os transgênicos


Neste programa Roda Viva, o programa entrevista Jeffrey Smith; um dos maiores críticos da produção de alimentos geneticamente modificados. Fundador da IRT – Institute for Responsible Tecnology, o pesquisador levanta questões sobre a produção de transgênicos, rebate os argumentos da indústria e apresenta as falhas existentes na regulamentação de produtos que utilizam transgênicos.
Líder de uma campanha para uma alimentação mais saudável nos Estados Unidos, Jeffrey Smith luta há anos em prol da remoção de todos os organismos geneticamente modificados da indústria de alimentos naturais.
Ele fala sobre vários assuntos e responde perguntas de jornalistas e pesquisadores.

Ele fala ainda sobre os perigos para o meio-ambiente causados pelos transgênicos, além de analisar como a diminuição de variedades de sementes, um dos objetivos das corporações de bio-tecnologia.
 
Ele comenta também sobre os efeitos negativos dos transgênicos na saúde, na falta de financiamento e pesquisas sobre estes efeitos.


Jeffrey estava também anunciando seu livro Roleta Genética.  Em Roleta Genética, seu segundo livro sobre os riscos dos transgênicos, Jeffrey M. Smith revela documentos com informações, pouco ou não divulgadas, sobre testes de segurança de transgênicos,  que revelam como as mais poderosas companhias de agro biotecnologia do mundo blefam e enganam os críticos, o Congresso e o FDA, sobre a pesquisa de segurança de alimentos dos produtos que os consumidores compram diariamente.



Participam como convidados entrevistadores:
Washington Novaes, jornalista e supervisor do quadro Biodiversidade do programa Repórter ECO, da TV Cultura e articulista do jornal O Estado de S. Paulo; Fernando Lopes, editor de Agronegócios do jornal Valor Econômico; Alexandre Mansur, editor de ciência e tecnologia da revista Época e Flavio FInardi Filho, professor associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

O Jornalista Washington de Novaes um dos participantes da entrevista  fez algumas revelações:

O próprio Ministério  da Agricultura que cabe fiscalizar  o cumprimento da exigência  da rotulagem dos produtos transgênicos  disse  que é muito difícil fiscalizar porque é um campo muito grande – Programa Roda Viva – parte 04/09.


Sobre a liberação dos transgênicos no Brasil o jornalista Washington  de Novaes  colocou que o Ministério do Meio Ambiente chegou a anunciar que iria votar pela exigência do estudo de impacto ambiental antes do plantio da soja transgênica.

Mas quando foi a votação na comissão o Ministério do Meio Ambiente foi a favor da liberação da soja transgênica e ao ir atrás da informação foi informado que a decisão veio da Presidência da República da época - que pediu ao Ministério  que não fizesse essa exigência. 

O cientista representante do Ministério do Meio Ambiente se recusou a votar a favor e  foi substituído  e o jornalista foi conversar com o suplente que diz  que havia recebido a determinação de votar a favor mas que não queria discutir questões políticas.

Segundo a informação no Ministério do Meio Ambiente foi que a Presidência da República tomou esta decisão porque a empresa que  produz o glifosato no Brasil ameaçava a cancelar  investimento de 600 milhões de dólares  se não fosse autorizado o plantio – programa roda viva parte 08/09.

Assista a entrevista na íntegra e tire suas conclusões:




1/09


2/09


3/09




04/09





05/09





06/09


07/09




08/09   
                                         
09/09   
                                        

Para aprofundar mais veja:

O Mundo  Segundo a Monsanto
http://muralvirtual-educaoambiental.blogspot.com/2011/12/o-mundo-segundo-monsato.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário