Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2012

Cinco maneiras de combater as formigas em casa


As  formigas podem ser um grande incômodo em casa se não forem controladas. Para manter as formigas longe da sua casa e especialmente longe dos seus alimentos, é importante tomar alguns cuidados básicos e assim evitar esse problema. Veja como: 

 

1 – Armazenamento de comida 

Quando for armazenar a comida após fazer as compras de mercado ou preparar uma refeição, verifique se as embalagens não estão sujas e se estão bem fechadas. Cuidado também com embalagens danificadas, um saco de açúcar com um pequeno furo é paraíso para formigas. Deixe os alimentos bem organizados e tampados em lugar seco, arejado e fácil de ser limpo periodicamente. 
2 – O lixo e as lixeiras da casa

O cuidado com o lixo deve ser ainda maior. Prefira as lixeiras com tampa e nunca deixe comida no lixo da cozinha por muitas horas. É recomendável recolher e jogar o lixo da cozinha de uma a três vezes por dia, dependendo da quantidade de refeições no dia ou da quantidade de lixo que a família gera. É importante também manter sempre a lixeira limpa, lavando-a no mínimo uma vez por semana ou até mais vezes se for necessário. 

3 – Cuidado com as migalhas

As migalhas de pão e farelo de bolacha que muitas vezes acabam caindo pela casa, ficando nos tapetes e nos cantinhos do sofá são deliciosos atrativos para as formigas. O ideal seria evitar comer deixando farelos, procurando sempre usar

Porém, quem tem crianças em casa sabe que nem sempre elas tomam o cuidado necessário e as migalhas ficam pela casa. Nesse caso, assim que perceber qualquer sujeira recolha e limpe imediatamente para não atrair as formigas. 

4 – Pesticidas naturais 

Algumas ervas podem ser espalhadas pela casa para servirem de pesticida natural contra formigas, a exemplo das folhas de louro. Cravo, sal, cascas de limão e borra de café também podem ser usados para esse propósito. Esses pesticidas naturais conseguem afastar as formigas porque seu cheiro é muito forte e elas fogem por não suportá-lo. 

5 – Elimine os focos de formigas 

Se os focos permanecerem mesmo com essas dicas para combater as formigas em casa, talvez seja necessário tomar outras medidas. Se as formigas fizerem um buraco na parede, use uma seringa com água e detergente e aplique no local. Outra sugestão é tampar as frestas com pedaços de sabão em barra. 
As gavetas ou armários onde você guarda alimentos podem ficar mais protegidos se você colocar algumas folhas de cânfora ou alfazema. Já nos potes de açúcar, coloque cascas de limão ou cravo embebido em álcool para afastar as formigas. 



3 comentários:

  1. Gostei das dicas...Fiz isso no armário da minha cozinha e as formigas nunca mais apareceram...
    Faça uma visitinha ao meu blog, ficaria imensamente feliz com sua opinião sobre ele...
    diprosanacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Oranci!

    Que bom que funcionou.

    Estarei visitando seu blog.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, vou tentar e depois direi se deu certo.
    Fátima Noronha - Brazópolis
    www.ajaneladobraz.blogspot.com

    ResponderExcluir