Seguidores

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bisfenol A pode prejudicar o cérebro de recém nascidos


 
Segundo pesquisa realizada na Suécia, substância encontradas na embalagens de plástico e latas pode também levar adultos a hiperatividade

Pesquisa na Suécia revela que ratos recém nascidos expostos ao Bisfenol A (BPA) apresentaram alterações no comportamento espontâneo e uma menor capacidade de se adaptarem a novos ambientes. Na fase adulta eles se tornaram hiperativos.


O bisfenol A é um polímero sintético utilizado na fabricação de certos plásticos e como revestimento interno de latas na forma de resina epóxi. Sua exposição já foi associada a problemas de saúde como diabetes, obesidade, infertilidade e câncer de mama e de próstata.


Ratos com dez dias de vida receberam diferentes doses de BPA e tiveram sua capacidade de adaptação avaliada ao serem transferidos para uma nova gaiola igual a anterior e observados por uma hora.

Em humanos e mamíferos o cérebro tem sua fase mais ativa de desenvolvimento em um período limitado. Em humanos o tempo de desenvolvimento principal é dos sete meses de gestação até os dois primeiros anos de vida. Em ratos o período correspondente é durante terceira ou quarta semana depois do nascimento.

Ratos normais ficam muito ativos nos primeiros 20 minutos ao explorar o novo ambiente. O ritmo cai nos próximos 20 minutos e diminui ainda mais nos últimos 20. O rato então se acalma e dorme.

“Em nossa pesquisa observamos que uma única exposição ao bisfenol A durante um curto tempo crítico do desenvolvimento do cérebro na fase pré natal causou alterações no comportamento espontâneo e uma menor adaptação a novos ambientes, além de hiperatividade entre os ratos jovens. Ao examina-los na fase adulta constatamos que essas alterações persistiram, o que indica que o dano foi permanente,” explicou Henrik Viberg, do Departamento de Biologia em Organismos.
A pesquisa foi publicada na revista científica Toxicology.
Fonte:
O TAO DO CONSUMO » Bisfenol A pode prejudicar o cérebro de recém nascidos: "Bisfenol A pode prejudicar o cérebro de recém nascidos"

'via Blog this'


Leia mais sobre o bisfenol-A:
  1. Bisfenol A: exagero ou ameaça real à natureza? (Gazeta do Povo – Paraná)
  2. China proíbe bisfenol A e ameaça infratores com a pena de morte
  3. Massachusets proíbe mamadeiras e copos infantis com bisfenol A
  4. Aprovado projeto que proíbe o uso de Bisfenol A em produtos infantis no Paraná
  5. Projeto que proíbe uso de bisfenol-A em mamadeira é aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário